Mapa da seca em Campo Alegre de Lourdes-BA

      A seca que se alastra pela região nordeste está deixando a situação dos municípios cada vez mais complicada. Na cidade de Campo Alegre de Lourdes-BA, além da falta de água para o consumo humano vem sendo amenizada pelos carros pipa do exército que percorre todos os dias cerca de 100 km da cidade de Remanso à Campo Alegre para abastecer as cisternas dos moradores do município. Outar situação bastante preocupante é a dos animais que além de não ter pasto para se alimentar agora a falta de água, pois as barragens lagoas e aguadas todas secaram, temos aqui apenas a lagoa da cidade que está com o nível de água quase que zerado caso não chova nos próximos 30 dias, com certeza não irá suportar a grande demanda, são dezenas de caminhões pipas, e centenas de carroceiros pegando água todos os dias para tentar amenizar a situação dos animais pois a água não mais serve para ao menos tomar banho ou ser utilizada de forma alguma pelo ser humano devido ao grande número de sujeira que a mesma se encontra.

Barragem do brasileiro a mais de 50 dias que secou, barragem Volta de Cima que tinha uma água adequada para o consumo humano secou a cerca de 40 dias, lagoa da Volta de Baixo que há muitos anos não secava, secou a cerca de 30 dias.  Com isso os animais vêm sendo alimentado com ração e todos os dias os donos levando os mesmos até um poço artesiano mais próximo para poder beber água.

3 Responses to Mapa da seca em Campo Alegre de Lourdes-BA

  1. Hildebrando Dias dos Santos disse:

    A comunidade do Estreito, em Campo Alegre de Lourdes,está vivendo este dilema do custo e da ação política de favorecimento de aliados, sem levar em conta o perfil comunitário. Acredito que melhor aliado não é aquele que atua de forma destorcida, mas aquele que age de forma solidária com todos; independentemente de sua preferência político- partidária.
    Prefeita Delanei, chamo sua atenção para isso que vem ocorrendo aí em Campo Alegre de Lourdes.

  2. Hildebrando Dias dos Santos disse:

    Há uma grande dificuldade de cunho “político”, já que é difícil conseguir a quantidade de óleo junto a prefeitura, embora haja uma quota mínima para cada comunidade. As pessoas são nomeadas pela Prefeitura, sem levar em conta a capacitação e seu perfil comunitário e aí dificultam a ação dos líderes da Comunidade.
    Bom seria que a comunidade se reunissem e nomeassem o elemento mais habilitado dentro da Comunidade

  3. Hildebrando Dias dos Santos disse:

    Estive em Campo Alegre de Lourdes, minha cidade Natal. Presenciei importante e bonito projeto do programa Água Para Todos; sendo implantado no Sítio Estreito, a exemplo de outras localidades daquele Município. Em pese a bela iniciativa do governo Dilma, notei dificuldades operacionais. Há um grande consumo de óleo diesel, que encarece muito o litro da água bombeada, tornando-se difícil o acesso de grande parte das pessoas daquela localidade, que não são assalariados.O custo nominal de 1 litro de água só com o consumo do óleo Diesel é de 0,0045. uma caixa de 500 litros custa , portanto, R$ 2,25. Para quem consome 5000 litros de água por mês, o valor é de R$ 11,25.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>