Técnicos do Governo Federal observam crise hídrica em Juazeiro e região

CapturarOs técnicos Laerte Davi Cleto, Assessor da Casa Civil subchefia de articulação e monitoramento; ValdirJuswiak, secretaria Nacional de Irrigação do Ministério da Integração e Márcio Adalberto, Engenheiro Agrícola da CODEVASF em Brasília estiveram nesta quarta-feira (10) em Juazeiro oportunidade em que visitaram o Distrito Irrigado de Maniçoba com a finalidade de obter informações sobre a crise hídrica que afeta toda região do São Francisco.

Segundo Larte Davi Cleto a orientação da presidência da República é verificar “in loco” os problemas que os produtores estão enfrentando com a redução na defluência de Sobradinho. “Estivemos terça no Projeto Nilo Coelho em Petrolina, hoje estamos aqui em Maniçoba e o que a gente pode assegurar é que a situação está crítica. O nível de captação de Maniçoba está baixo e eu vou fazer um relato para os meus superiores para que sejam tomadas as providências devidas.

Valter Matias – Gerente Executivo do Distrito de Irrigação de Maniçoba – considerou importante essa visita dos técnicos embora a situação já tivesse sido relatada para as devidas autoridades em Brasília e ao governo da Bahia. “Eles puderam perceber como anda crítica a nossa captação e o que nós esperamos é que sejam viabilizados o quanto antes os flutuantes para todos os distritos irrigados da Bahia” concluiu Valter.

O superintendente da Codevasf Alaôr Grangeon afirmou que “a Codevasf estuda o agravamento do problema desde o ano passado, e possui alternativas para solucionar os problemas mais graves, a exemplo da colocação de equipamento flutuante para captação da água que será usada em perímetros e irrigação. O governo federal já está sabendo da situação, e estamos aguardando apenas o repasse de verbas para executarmos essas ações”.

Fonte: Geraldo José

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.