Secretaria Municipal De Saúde irá realizar a Campanha Municipal contra a esquistossomose.

vacinaVocê sabia que pessoas que costumam nadar, pescar ou que já tiveram algum contato com águas de rios, lagos, mangues ou córregos poluídos podem contrair esquistossomose? No início, a doença não apresenta sintomas ou eles podem passar despercebidos. Em geral, são coceira intensa e vermelhidão. Depois, podem surgir também febre, diarreia e dores musculares.

“A principal preocupação é que, com o passar dos anos, sem o devido tratamento, a doença pode se tornar grave e comprometer a capacidade de órgãos como fígado e intestino”, revela O Enfermeiro da Vigilância Epidemiológica, Eziel Dias Negreiros. Em alguns casos, a esquistossomose pode levar à morte.

Para agir de forma preventiva, a Secretaria Municipal de Saúde irá promover a primeira edição da Campanha de Prevenção à Esquistossomose e realizar cerca de 500 exames parasitológicos de fezes em crianças moradoras do município.
A Vigilância Epidemiológica baseada em históricos anteriores focou a ação nas crianças porque elas costumam brincar nas beiras de lagos e lagoas. Para realizar as análises clínicas os agentes de endemias irão percorrer as escolas municipais e coletar materiais dos alunos (com idade entre 6 e 14 anos) e professores.

A Secretaria Municipal de Saúde irá realizar ações de vigilância contra a esquistossomose em todo o município. “A recomendação é para que todas as pessoas que tenham antecedentes façam os exames de fezes para detecção desse parasita”.

Uma equipe do Núcleo Regional de Saúde esteve na cidade entre os dias 18 a 21 de outubro capacitando os Agentes de Endemias, que serão os responsáveis pela realização da campanha.

Saiba mais sobre a esquistossomose

O que é?
É uma doença transmitida pelo verme chamado Schistossoma mansoni, que ataca principalmente o fígado e intestinos.

Como ocorre a transmissão?
Pessoas com a doença evacuando próximo de lagoas, rios, represas. As fezes contaminam a água e o contato transmite para outras pessoas.

Sintomas da doença
Vermelhidão, coceira, sensação de estômago cheia, náuseas, vômitos, diarréia, fraqueza, tontura ou ausência de sintomas

Sinais de alerta
Ter parentes (pais, irmãos, tios, etc.) ou amigos com esquistossomose; ter frequentado regiões onde há pessoas com esquistossomose; usar águas de rios, lagoas, riachos e represas.

O que fazer?
Procure orientação médica

Ascom/Secretaria Municipal de Saúde

One thought on “Secretaria Municipal De Saúde irá realizar a Campanha Municipal contra a esquistossomose.

  1. Olá pessoal,tudo bem?
    A esquistossomose é também conhecida como barriga d’ água,onde os ovos do parasita férteis infecta o caramujo ocorrendo o desenvolvimento da forma infectante no homem a cercaria.Quando uma pessoa entra em um lago,rio que está contaminada com a cercaria ocorre a penetração na pele do individuo nesse local pode haver uma lesão que apresenta (coceira,vermelhidão).
    Na forma mais grave da doença ocorre aumento do fígado e baço,ascite(acumulo de liquido na região abdominal -Barriga d’ água)
    Prevenção: Saneamento básico,tratar os doentes,combate ao caramujo,higiene pessoal,não nadar em água desconhecida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.