Read Time:2 Minute, 25 Second

Nos últimos anos a região Nordeste, especificamente o Estado do Piauí vem sendo atingido pela seca e a mesma causando danos terríveis ao Estado como também afetando a população de um modo geral.

Em Bonfim do Piauí – PI não é diferente. A população vem sofrendo as consequências da seca, principalmente os moradores da zona rural, pois com a seca, a falta de água para beber e para a manutenção doméstica tem causado grandes preocupações para pessoas que moram nesse município.  Os animais e plantas estão morrendo com a falta de água, provocando grandes danos à natureza.

As autoridades municipais estão sendo cobradas pela população para que busquem ajuda ao Governo do Estado e aos órgãos competentes no sentido de encontrar soluções viáveis para amenizar a seca e o sofrimento da população, em especial ao homem do campo. Em Bonfim do Piauí, o Açude Bonfim fica no leito do Rio Piauí e foi iniciado a sua construção em 1911 e concluído em 1916, pelo Presidente da época, Marechal Hermes da Fonseca. O Açude Bonfim é de grande importância para a cidade e região, pois durante os 100 anos de existência ele secou três vezes. Hoje, o açude está totalmente seco, causando surpresa à população, pois este açude era referência em água na microrregião de São Raimundo Nonato – PI, onde ao redor de suas margens a população do município sempre teve o plantio de hortaliças para a própria sobrevivência e para vendê-las para a microrregião, gerando renda para o município.

O Açude Bonfim está morrendo por não preservarem suas margens. Com a seca dos últimos sete anos, o sustento das famílias que era retirado do mesmo tem ficado difícil. E por muitos anos o DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca) ficou cuidando desse açude. Nos anos 80, O DNOCS entregou esse açude aos cuidados do Estado e somente ano passado é que o Estado iniciou a recuperação da parede do Açude, mas os serviços não foram concluídos e o mesmo encontra-se totalmente seco no seu leito, causando grande prejuízo à região, principalmente aos criadores e vazanteiros que tiram dali o sustento das suas famílias.

Diante dessa situação em que o município de Bonfim se encontra, a Prefeitura Municipal vem tentando ajudar os moradores com o abastecimento de água através de poços existentes no município, onde essa água não é potável e serve apenas para os animais e para outras atividades domésticas. Na zona urbana, a água para beber está sendo abastecida pelos carros – pipas, através da Defesa Civil do Estado e, na zona rural está sendo abastecida pelo Exército.

Logo, o Poder Público Municipal faz um apelo aos governantes e aos órgãos competentes para que façam uma limpeza no Açude Bonfim, aproveitando que este se encontra vazio, desobstruindo a sua bacia para quando a chuva chegar, juntar água em abundância.

Fonte: Lucrécia Ribeiro – Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Bonfim do Piauí

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Previous post Polícia apreende armas avaliadas em meio milhão de reais no Litoral Norte da Bahia
Next post Situação crítica das delegacias do Piauí é tema de reportagem no Fantástico