Prefeitura de Juazeiro recebe 940 testes rápidos para COVID 19 do Governo do Estado da Bahia

Prefeitura de Juazeiro recebe 940 testes rápidos para COVID 19 do Governo do Estado da Bahia

A Prefeitura de Juazeiro recebeu do Governo do Estado da Bahia a doação de 940 testes rápidos para serem utilizados em pacientes com sinais e sintomas gripais relacionados ao novo coronavírus.

Juazeiro foi a primeira cidade da Bahia a adotar medidas protetivas no combate à COVID 19, entre elas estão: capacitações dos profissionais da rede de atenção básica e especializada da saúde, suspensão das aulas municipais, higienização das ruas e equipamentos públicos, fechamento do comércio e intensificação das fiscalizações para evitar aglomerações, entre outras.

Para uma maior agilidade nas notificações e/ou resultados, desde o dia 11 de abril o município adquiriu 400 testes rápidos e a partir daí, a equipe da Vigilância Epidemiológica começou a testar as pessoas sintomáticas. Agora, o Governo do Estado da Bahia enviou 940 testes para que o município continue testando os pacientes. A gestão municipal também fez outra compra de 10 mil testes e aguarda a chegada.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Tatiane Malta, para uma eficácia no resultado é preciso esperar alguns dias para testar o paciente. “A partir da nova nota técnica do Ministério da Saúde que classifica qualquer síndrome gripal como caso suspeito, em Juazeiro, aumentamos o nosso número de notificações. Isso não significa que a pessoa está com a COVID 19, mas solicitamos que fique em isolamento domiciliar e no décimo dia de sintoma, fazemos o teste rápido. Ressalto ainda que continuarmos notificando e acompanhando os casos em Juazeiro”, explicou.

Como uma das medidas preventivas para combater o novo coronavírus é a higienização das mãos, a gestão municipal, através do SAAE está instalando pontos de água com pias e sabão para que as pessoas que precisam ir até a área central, possam lavar suas mãos. “Essa é mais uma das medidas que adotamos, tendo em vista que a população precisa sacar o auxílio emergencial, e por esta necessidade, não podemos deixá-las expostas e sem proteção. Além de um local para higienizar as mãos, colocamos cadeiras e toldos para que fiquem mais acomodadas. Estamos dialogando diariamente dentro do Comitê de Saúde que criamos para o enfrentamento da COVID 19 e também do H1N1 e o que for preciso fazer para proteger nossa população, vamos continuar fazendo”, descreveu Paulo Bomfim.

Sobre os testes rápidos o prefeito reiterou a parceira com o governo do Estado. “Outra pessoa que tenho mantido contato e tem nos ajudado é o Governador Rui Costa. Entendemos que Salvador comparado a Juazeiro tem muitos mais casos, sem contar na população que é bem maior, mas nem por isso ele tem nos deixado desamparado. Somente este mês de abril já recebemos duas cargas com EPI’s, agora o envio destes 940 testes rápidos. É uma ajuda que tem nos confortado e ao mesmo tempo instigado a trabalhar mais para zelar da saúde de nossa população. Mais uma vez solicitamos, fiquem em casa e em breve tudo isso passará”, concluiu.

Débora Sousa/SESAU

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *