Ministério Público se manifesta em processo que acusa presidente da Câmara dos Vereadores de Bonfim do Piauí

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) em São Raimundo Nonato/PI publicou parecer favorável ao Mandado de Segurança impetrado pelos vereadores do Município de Bonfim do Piauí/PI, Regiano Teixeira Alves, Idalice Ribeiro Cardoso e José Adail Costa Lima, em face do Presidente da Câmara Municipal de Bonfim do Piauí, Sidney Antunes Alves, objetivando a suspensão ou anulação da Sessão Legislativa Extraordinária, do dia 24/10/2019, e que as matérias convocadas na pauta não sejam discutidas e votadas, até o julgamento da legalidade e do mérito no Processo nº 08000961-41.2019.18.0073.

De acordo com o Mandado de Segurança, o Presidente da Câmara Municipal de Bonfim do Piauí, Sidney Antunes Alves, anulou a votação realizada pela Câmara Municipal, da prestação de contas do Município de Bonfim do Piauí no exercício de 2016 e colocou novamente em votação na sessão extraordinária do dia 24/10/2019.

A Câmara Municipal de Bonfim do Piauí realizou a sessão no dia 06/12/2018, julgando a aludida prestação de contas, cujo desfecho foi desfavorável ao ex- Prefeito, Paulo Henrique Ribeiro, tendo inclusive encaminhado o resultado ao Tribunal de Contas do Estado do Piauí – TCE/PI.

Os vereadores Regiano Teixeira Alves, Idalice Ribeiro Cardoso e José Adail Costa Lima defendem que o ato de anular uma votação em plenário e colocar a matéria em votação novamente desrespeita a Constituição Federal, Lei Orgânica do Município, e o direito líquido e certo dos impetrantes, bem como a segurança jurídica que protege as decisões do colegiado e as cláusulas de reserva de plenário.

Parecer ministerial

A Promotora de Justiça Gabriela Almeida de Santana é favorável ao Mandado de Segurança impetrado pelos vereadores Regiano Teixeira Alves, Idalice Ribeiro Cardoso e José Adail Costa Lima, para declarar nula a Sessão Legislativa Extraordinária da Câmara Municipal de Bonfim do Piauí, realizada em 24/10/2019.

A manifestação é do dia 11 de maio de 2020.

Portal SRN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bahia Cidades Pilão Arcado-BA

TCM rejeita contas de ex-prefeito de Pilão Arcado, mas aprova as do atual

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios rejeitaram as contas de 2019 do ex-prefeito de Pilão Arcado, Manoel Afonso Mangueira, que corresponde ao período de 01/01 a 19/12, e aprovaram – embora com ressalvas – as de responsabilidade do atual prefeito, Orgeto Bastos dos Santos, que administrou o município também no período entre os […]

Leia mais...
Caracol-PI Cidades Piauí

Prefeito Gilson Filho é denunciado ao TCE-PI e poderá ser multado

O Ministério Público de Contas do Piauí (MPC-PI), por meio do procurador Márcio André Madeira de Vasconcelos, propôs ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) uma representação em face de Gilson Dias de Macedo Filho, prefeito do município de Caracol, no dia 22 de janeiro de 2021. De acordo com o órgão ministerial, em 2019, […]

Leia mais...
Cidades Curimatá-PI Piauí

Homem é suspeito de estuprar e engravidar menina de 10 anos em Curimatá no Piauí

Um homem é suspeito de estuprar e engravidar uma menina de 10 anos em Curimatá, município no Sul do Piauí. O homem, que é próximo da família da vítima, ainda não foi encontrado. A criança está grávida de dois meses. Ao G1, o capitão Gomes, da Polícia Militar da cidade, informou que a menina mora com a […]

Leia mais...