Municípios de Bonfim do Piauí e Caracol faltam transparência sobre o coronavírus

O Centro de Apoio Operacional de Combate à Corrupção de Defesa do Patrimônio Público (CACOP) divulgou os resultados de um levantamento feito para saber quantos e quais municípios já disponibilizam links em seus portais da transparência para a divulgação de gastos efetuados com a pandemia do novo coronavírus. O promotor de Justiça Sinobilino Pinheiro, coordenador do CACOP, é o responsável pela iniciativa.

Pela Lei Federal nº 13.979/2019, estados e municípios devem divulgar de forma imediata na internet em site oficial, informações sobre todas as contratações e aquisições que forem feitas para o enfrentamento da pandemia.

Para verificar se os municípios estão cumprindo o que determina a lei federal, o CACOP fez um levantamento classificando os municípios em três zonas representadas pelas seguintes cores: verde, os que já disponibilizam e atualizam os dados sobre os gastos; amarelo, já disponibilizam, mas ainda existem dificuldades para o acesso pleno aos dados; e vermelho, os que ainda não disponibilizam.

No Piauí, dos 224 municípios do estado, 151 já criaram uma aba específica e a atualizam de forma regular com os dados relativos aos gastos com o novo coronavírus. 66 já implantaram o link no portal da transparência, mas ainda possuem alguma pendência, como a falta de informações, ou, não foi possível ter acesso. O levantamento revela também que 7 municípios não têm portal.

Segundo o coordenador do CACOP/MPPI, Sinobilino Pinheiro, o levantamento é resultado do trabalho realizado pelos promotores de Justiça, que têm orientado os gestores municipais, por meio de recomendações e procedimentos, a cumprirem o que determina a lei 13.979/2019. “O objetivo com a divulgação desse trabalho é estimular as gestões municipais a obedecerem essa legislação”, disse o promotor de Justiça.

Veja a lista completa dos municípios no arquivo em anexo:

Fonte: Ministério Público do Estado do Piauí

Redação: Portal SRN

Foto: Caracolinforma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bahia Cidades Pilão Arcado-BA

TCM rejeita contas de ex-prefeito de Pilão Arcado, mas aprova as do atual

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios rejeitaram as contas de 2019 do ex-prefeito de Pilão Arcado, Manoel Afonso Mangueira, que corresponde ao período de 01/01 a 19/12, e aprovaram – embora com ressalvas – as de responsabilidade do atual prefeito, Orgeto Bastos dos Santos, que administrou o município também no período entre os […]

Leia mais...
Caracol-PI Cidades Piauí

Prefeito Gilson Filho é denunciado ao TCE-PI e poderá ser multado

O Ministério Público de Contas do Piauí (MPC-PI), por meio do procurador Márcio André Madeira de Vasconcelos, propôs ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) uma representação em face de Gilson Dias de Macedo Filho, prefeito do município de Caracol, no dia 22 de janeiro de 2021. De acordo com o órgão ministerial, em 2019, […]

Leia mais...
Cidades Curimatá-PI Piauí

Homem é suspeito de estuprar e engravidar menina de 10 anos em Curimatá no Piauí

Um homem é suspeito de estuprar e engravidar uma menina de 10 anos em Curimatá, município no Sul do Piauí. O homem, que é próximo da família da vítima, ainda não foi encontrado. A criança está grávida de dois meses. Ao G1, o capitão Gomes, da Polícia Militar da cidade, informou que a menina mora com a […]

Leia mais...