Petrolina inaugura neste sábado (25) Hospital de Campanha para garantir assistência médica com pacientes com Covid-19

O governador Paulo Câmara inaugura, neste sábado (25), novas estruturas hospitalares para garantir a assistência médica aos pacientes com a Covid-19 no Sertão de Pernambuco.

Às 7h, em Petrolina, o governador inaugura o hospital de campanha, montado no terreno do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf). Inicialmente, a unidade, que será gerida pelo Instituto Social das Medianeiras da Paz, vai abrir 20 vagas, chegando, posteriormente, à capacidade máxima de 100 leitos, sendo cinco de estabilização com respiradores.

Ao todo, 175 profissionais vão atuar no atendimento à população. O investimento do Governo do Estado na nova estrutura foi de R$ 1,5 milhão.

“A rede hospitalar para o atendimento da Covid-19 foi sendo estruturada bem antes do surgimento do primeiro caso notificado no Estado. Ao longo dos meses, fomos abrindo vagas e ampliando o número de unidades, que já passam de 40 em todas as regiões pernambucanas. Mesmo com o esforço inicial voltado para a I Região de Saúde, que concentrava a maior parte dos casos, também garantimos a assistência no interior. Com a abertura das estruturas provisórias e da primeira etapa do Hospital Eduardo Campos, voltado para a doença, ratificamos nosso olhar permanente para as especificidades de cada região”, afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

O secretário ressaltou ainda que as inaugurações estão sendo realizadas em um momento de queda dos adoecimentos na Região Metropolitana do Recife (RMR) e com tendência de manutenção no interior. Com a abertura das novas vagas, Petrolina passa a contar com 70 leitos para Covid-19, sendo 30 de UTI e 40 de enfermaria, sob gestão estadual, espalhados pelos hospitais Dom Malan, Neurocárdio e Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE). Já Serra Talhada também conta com o Hospital Prof. Agamenon Magalhães (Hospam), que totaliza 18 leitos em sua unidade respiratória, sendo 10 leitos de UTI e oito de enfermaria. Em todo o Estado, até agora, já são quase 1,8 mil leitos exclusivos para a Covid-19 abertos pelo Governo, sendo mais de 800 de terapia intensiva.

 Ascom Gov Pernambuco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.