DIOCESE DE JUAZEIRO DEFINE REABERTURA GRADUAL DAS CELEBRAÇÕES LITÚRGICAS AOS FIÉIS A PARTIR DE 16 DE AGOSTO

No dia 16 de agosto, domingo no qual os católicos celebrarão a solenidade da Assunção da Virgem Maria, a Diocese de Juazeiro (BA) dará um passo importante para a retomada gradual das celebrações litúrgicas e demais atividades religiosas interrompidas por conta da Covid-19.

Por meio de nota pastoral publicada nesta sexta-feira (31/07) pelo bispo diocesano Dom Beto Breis, a retomada será válida para todas as paróquias que compõem o território diocesano, respeitando o protocolo de saúde dos municípios e as Orientações Litúrgico-Pastorais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), para evitar qualquer tipo de risco à vida dos fiéis e do clero.

“Decorridos quatro meses e ouvindo atentamente o parecer dos membros do Colégio de Consultores e Conselho Presbiteral de nossa Diocese, decidimos iniciar, a partir do domingo 16 de agosto, Solenidade da Assunção de Maria, o processo paulatino de retomada das celebrações e demais atividades de nossa Diocese”, expressou Dom Beto Breis na nota publicada hoje.

No texto, Dom Beto assegurou que a retomada “em cada município abrangido por nossa Igreja Particular deve adequar-se às determinações das autoridades locais”. O religioso, contudo, ressaltou que “situações de agravamento da pandemia em todo o território da Diocese pode levar-nos a prorrogar por mais um período a suspensão das atividades”.

Em Juazeiro, cidade sede da Diocese, por exemplo, deverão ser seguidas as normas definidas por decreto municipal que estabelecem que “as missas e outras celebrações religiosas poderão acontecer, desde que, com ocupação máxima de 40% dos espaços disponíveis, controle no acesso, distanciamento mínimo de 2 metros entre as cadeiras ou ocupantes dos assentos em bancos, disponibilização de álcool em gel na entrada e saída, além do uso de máscaras por todos os presentes”.

Idosos ainda não poderão participar das celebrações

Juntamente com a nota Dom Beto publicou uma Carta dirigida aos fiéis idosos da Diocese. Uma forma de expressar carinho e respeito, mas também expressar as motivações que ainda impedirão os mesmos de poderem participar das liturgias. “Seguindo orientações das autoridades sanitárias, nessa primeira fase ainda não permitiremos a participação dos fiéis com idade acima dos 60 anos e do chamado grupo de risco. Sei que isso lhes provoca dor e angústia, mas desejo que compreendam como forma de carinho e cuidado com vocês”, escreveu.

“Nesse momento delicado, pedir-lhes encarecidamente que aguardem mais um tempo para unirem-se aos demais em torno das mesas da Palavra e da Eucaristia e dos serviços pastorais é uma forma concreta de dizer-lhes o quanto nós os amamos e quanto nos importamos com suas vidas e bem-estar”, acrescentou Dom Beto.

Tanto a Nota que autoriza a reabertura gradual das igrejas para as celebrações quanto a Carta aos Idosos podem ser baixadas e lidas na íntegra em sua versão original em nosso site e nos links abaixo:

6ª NOTA PASTORAL

CARTA AOS IDOSOS AQUI

Pascom Diocese de Juazeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Campo Alegre de Lourdes

Concursados são demitidos em plena pandemia em Pilão Arcado-Ba

Sou cidadão de Pilão Arcado, meu nome é Adelfo Teixeira e faço parte de um concurso que ganhamos na justiça, em primeira e segunda instâncias, o direito a reintegração. São aproximadamente 250 concursados, onde já houve a reintegração de aproximadamente 35 concursados. Portanto, no mês de fevereiro o prefeito, Orgeto Bastos abriu um processo administrativo para […]

Leia mais...
Campo Alegre de Lourdes

Prefeito de Pilão Arcado exonera 31 sevidores municipais concursados

Trinta e um servidores públicos da cidade de Pilão Arcado, que fica na região da Chapada Diamantina, foram exonerados dos cargos na madrugada deste sábado (24). As demissões fazem parte de negociações que se arrastam há cerca de 10 anos. Na mesma edição do Diário Oficial, o prefeito do município ,Orgeto Bastos, nomeia várias nomes […]

Leia mais...
Campo Alegre de Lourdes

Governo Federal anuncia retomada das obras da BR-235 trecho Campo A. de Lourdes/Remanso

O ministro da Infraestrutura do governo de Jair Bolsonaro, Tarcísio Gomes de Freitas, anunciou nesta desta segunda-feira(19) em suas redes sociais a reinício da obra, do Governo Federal, de asfaltamento da BR 235 trecho entre Campo Alegre de Lourdes a Remanso. Atenção, Bahia. DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes retomando essa semana a pavimentação da BR-235 entre […]

Leia mais...