Rede municipal de educação de Campo A. de Lourdes não atinge metas no Ideb, pelo 2º ano consecutivo.

Pelo segundo ano consecutivo, as escolas da rede municipal de Campo Alegre de Lourdes não cumpriram a meta estabelecida para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos anos iniciais (1º ao 5º ano) e finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental em 2019. O resultado do principal indicador da educação foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta terça-feira (15).

Nos anos iniciais, cuja prova foi aplicada nas 4ª série/5º ano, o município teve índice de 4,2, com duas edições em queda. No entanto, a rede não atingiu meta estabelecida para o ano, de 4,8.

Nos anos finais, cuja prova foi aplicada na 8ª série/9º ano, o município de Campo Alegre de Lourdes, norte da Bahia, também não atingiu a meta projetada para o ano de 2019, o resultado é o mesmo obtido na edição anterior, de 3.5. Nesta edição, a meta a ser atingida era de 5.4, ficando distante do esperado.

Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.