Na manhã deste domingo (19), romeiros (as), celebraram a 5ª Romaria em “Defesa da vida”, do meio ambiente, e em defesa do morro Tuiuú em Campo Alegre de Lourdes-BA.
Organizado pela Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, romeiros (as) com faixas e cartazes saíram do Povoado Barreiro, e em caminhada pela BR 235, com parada ao lado do morro, onde foi celebrada uma Missa pelo Padre Bernardo Hank.
Vários fatos contribuíram para esta romaria acontecer. Um deles é a realidade – conforme o levantamento feito pela CPT – de que 82% do município estão pleiteados para extração mineral o que preocupa a população de Campo Alegre de Lourdes que já tomou conhecimento dos impactos provocados pela mineração através da atuação da mineradora Galvani na localidade Angico dos Dias na extremidade do município. O morro Tuiuiú , considerado cartão postal de Campo Alegre de Lourdes, contém minérios como vanádio, titânio e ouro e corre o risco de ser explorado e devastado por empresas mineradoras. (Site da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes)