Juiz autoriza exumação do corpo de jovem de Remanso morta no hospital Dom Malan em Petrolina

O vereador Ronaldo Cancão Silva, informou que que será realizada a exumação dos restos mortais de Milian Carvalho da Silva, 15 anos que faleceu este ano no Hospital Dom Malan em Petrolina e de Gislaine Lopes, que faleceu com 21 anos de idade e era natural da cidade de Remanso, Bahia. “O delegado também solicitou ao juiz a exumação do corpo da jovem que faleceu no mês outubro de 2017 no hospital”, disse Ronaldo. A autorização para a exumação é do juiz Gabriel Augusto de Castro Pinto. Segundo a polícia, ainda não há uma data prevista para a exumação dos corpos das jovens. A data será decidida após a conclusão de trâmites judiciais.

Na época o Hospital Dom Malan (HDM)/Imip de Petrolina informou que a paciente Miliam Carvalho da Silva veio a óbito na manhã des quarta-feira (02 de maio), tendo como causa declarada: Edema Agudo de Pulmão/Choque Séptico/Corioamnionite/Ruptura Prematura de Membranas. Sendo a SEPSE (conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção) a maior causa de mortalidade materna no público adolescente.

Segundo a nota do Hospital Dom Malan, “a paciente deu entrada na unidade dia (29.04) sem nenhuma informação acerca da gravidez, pois não havia iniciado o pré-natal. No serviço, ela realizou exames e teve todo o acompanhamento médico necessário desde o primeiro momento. A paciente, inclusive, fez uso de medicação para o amadurecimento do pulmão do bebê e antibioticoterapia de amplo espectro”.

A Comissão Especial de Inquérito – CEI, da Câmara Municipal de Petrolina foi constituida para apurar fatos relacionados a mortes ocorridos com mães gestantes e bebês no Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina. A comissão esteve reunida no final do mês de junho onde ouviu os depoimentos do superintendente do Hospital Dom Malan/IMIP, também Elisangela Costa Araujo, mãe do garoto Davi que faleceu em 2015; Maria de Fátima Milhomes avó de bebês mortos em 2017; Enileide Souza Carvalho, mãe da jovem Milian Carvalho da Silva.

A previsão para a comissão concluir os trabalho é 10 de agosto.  A comissão é formada pelos vereadores Gabriel Menezes (PSL), Paulo Valgueiro (MDB), Rodrigo Araújo (PSC) e Ronaldo Silva (PSDB).

 

Fonte: Geraldo José

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *