TUM SUGERE FORTALECIMENTO DA ATIVIDADE PESQUEIRA

TUM SUGERE FORTALECIMENTO DA ATIVIDADE PESQUEIRA

26 de fevereiro de 2019 0 Por Por Lucas Nunes

A implantação de projeto de criação de peixe em tanques-redes nos distritos de Pau a Pique, Bem Bom e Barra da Cruz, no município de Casa Nova, na região Norte da Bahia, foi solicitada pelo deputado Tum (PSC) ao governador Rui Costa, e ao presidente da Bahia Pesca, Eduardo Rodrigues, por meio de indicação apresentado na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

De acordo com o parlamentar, a atividade pesqueira ou a criação de peixes como forma de gerar emprego e renda é uma das vocações dos municípios às margens do Lago de Sobradinho. “Queremos incentivar e fortalecer essa atividade com a expectativa de atender às famílias dos pescadores e dos aquicultores locais”, explicou. 

Tum argumenta que “o crescimento da criação de peixes em tanques-redes no Brasil tem contribuído para o grande aumento da produção aquícola, reduzindo o impacto da pesca indiscriminada sobre os ecossistemas aquáticos”. Além disso, segundo ele, “existe uma grande demanda por pescado no mercado nacional, mostrando-se bastante promissor. Porém, mesmo com o crescimento (do setor), os produtores estão procurando cada vez mais consolidar a piscicultura como uma atividade de grande importância para a economia baiana”. 

O legislador citou, como exemplo, a criação de tilápia, que é o peixe mais produzido no sistema de tanques-redes, pois apresenta um crescimento rápido, tolera grandes densidades populacionais, apresenta bom rendimento de filé e boa aceitação no mercado baiano, nacional e internacional. Lembrou ainda outras espécies que também são criadas nesse sistema, como o tambaqui, o pacu e a piracanjuba.

“Considerando as metas do Governo do Estado da Bahia em planejar, coordenar e executar políticas de promoção e fomento ao desenvolvimento sustentável de diversas regiões e levando-se em conta que todas as localidades acima citadas possuem instalações adequadas para a implantação do referido projeto, vimos através dessa propositura destacar a importância do atendimento desse pleito junto a essas famílias carentes. Em tempo, destaco a importância das ações e da contribuição junto às comunidades objetivando prover o desenvolvimento econômico e social mais justo perante as famílias locais”, concluiu o deputado. 

Divulgação/Agência-ALBA