Dom Inocêncio Piauí terá o Maior Monumento Sanfona do mundo

Dom Inocêncio-PI, é conhecida como a Terra dos Sanfoneiros, uma tradição centenária de Sanfoneiros, que segundo pesquisa e livro “Júlio Dias” escrito pelo Escritor Marcos Damasceno, o município tem 1 sanfoneiro a cada 35 habitantes.  

O músico Sandrinho do juntamente com seu pai Salvador Nunes criaram o Projeto social, educacional e musical Acordes do Campestre, projeto este que vem fortalecendo a tradição da sanfona e do forró no município de Dom Inocêncio, e no Território Serra da Capivara, e além disso divulgando a região para todo Brasil.  

Com a criação do Monumento Sanfona na cidade de Dom Inocêncio-PI, e realização do Festival da Sanfona todos os anos, o artista Sandrinho diz que Dom Inocêncio entrará para o calendário de grandes eventos culturais do nordeste.  

A obra teve como arquiteto o Wanderson Moura, e a construção pelo Artesão João Dias. 

A inauguração do Monumento Sanfona e realização do Festival será nos dias 20 e 21 de Setembro de 2019. 

 

O vice-prefeito de Dom Inocêncio “Marcos Damasceno” enaltece a obra, em post publicado em suas redes sociais. Veja a seguir sua postagem:  

MONUMENTO DA SANFONA… Convidado pelo Sandrinho, estive hoje visitando a obra. Este Monumento é das coisas que nos dão orgulho! Orgulho telúrico, orgulho das coisas de nossa terra; Dom Inocêncio-PI, “A terra dos sanfoneiros”. Belíssima ideia, importante iniciativa. Sem sombra de dúvidas, será o Cartão Postal de nosso município. Cumprirá uma missão, que é representar e ser símbolo dessa história. Com ele, o passado dessa história da Sanfona será elevado, e trará também o alento de nossa caminhada sanfônica rumo ao futuro. A arte se faz necessária, para elevar nossa história. Ainda, cumpre a função de produzir o belo. Este grande e belo monumento é um belo presente para Dom Inocêncio-PI. Será inaugurado com longa programação musical e cultural, nos dias 20 e 21 de setembro de 2019. Marcos Damasceno, vice-prefeito. (12.09.2019)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *