Primeiros títulos de terra são entregues a agricultores familiares do Território do São Francisco

Como resultado da parceria firmada entre o Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) e a Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA) para regularizar pequenas propriedades rurais, foram entregues, no último sábado (5), mais de 100 títulos de terra a agricultores da região.

A cerimônia aconteceu durante visita do Governador Rui Costa a Remanso. Pequenos produtores rurais de Canudos, Remanso, Sobradinho, Juazeiro, Pilão Arcado e Uauá receberam o documento que regulariza os imóveis rurais através do título de terra na modalidade doação.

Uma das beneficiadas, dona Divina Pereira, da comunidade de Queimada Velha, em Remanso, comemorou a grande conquista. “Tem mais de 40 anos que moro e trabalho nas minhas terras e agora Deus ajudou e a gente conseguiu o título. Agradeço muito a equipe do Constesf que foi lá cadastrou e mediu as terras e agora podemos ter um documento que não deixa ninguém tirar a gente de lá e ainda podemos deixar para os netos”, celebrou.

De acordo com o Presidente do Constesf e Prefeito de Canudos, Genário Rabelo (Geo), a equipe do Constesf realizou medições em propriedades rurais de até 100 hectares. “Cadastramos e realizamos medições em centenas de propriedades e agora como resultado o governo estadual está começando a entregar os títulos aos beneficiados. Eles agora terão legalmente acesso a terra e a inserção nas políticas públicas estaduais e federais, isso fortalece a agricultura familiar”, afirmou.

Texto: Jacqueline Santos / Ascom Constesf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *