Documentário “Laranjas do Sertão” que mostra esquema de corrupção em Pilão Arcado será exibido novamente neste domingo (24)

Documentário “Laranjas do Sertão” que mostra esquema de corrupção em Pilão Arcado será exibido novamente neste domingo (24)

23 de maio de 2015 6 Por Por Lucas Nunes

pilaoarcadorecord

A investigação jornalística, intitulada Laranjas do Sertão, exibida em rede nacional, no dia 19 de fevereiro de 2014, em Reportagem da TV Record, onde apresentou denúncias alarmantes sobre casos de corrupção no município baiano de Pilão Arcado, será exibida novamente neste domingo, dia 24 de maio de 2015.

Baseados em dados levantados pela ONG Sertão Vivo. Os contratos da prefeitura de Pilão em nome de empresas fantasmas teriam desviado mais de R$ 20 milhões do erário municipal.

Entre os empresários laranjas estão pessoas simples como uma empregada doméstica e um empacotador de supermercados. Segundo a reportagem, a Policia Federal em Brasília, já teria uma lista com 40 pessoas envolvidas no esquema de corrupção.

Matéria do site Repórter em Ação abaixo:

Repórter em Ação desta semana traz uma investigação exclusiva, que mostra como o dinheiro público some no Brasil. Nossos repórteres encararam a difícil missão de descobrir quem são os “Laranjas do Sertão”, nome dado ao esquema de corrupção que já desviou mais de 20 milhões de reais de uma prefeitura na Bahia.

Capturar1

O dinheiro deveria ser usado em obras que nunca passaram de promessas ou saíram do papel.

Você vai conhecer a empregada doméstica e o empacotador de mercado que ficaram ricos e não sabem. Os nomes deles aparecem em contratos milionários com a prefeitura, mas são “laranjas” de um esquema comandado por políticos e empresários. Um grupo que fatura alto à custa da população.

Descubra também, quem são os “caçadores de água”. Eles passam os dias cavando a terra seca para matar a sede da população. Em muitas comunidades, moradores denunciam que são punidos com a falta da água por não votar no prefeito.

Capturar3

Prefeito de Pilão Arcado-BA

Na área do ensino, a cidade é uma das piores na avaliação do Ministério da Educação. Estudantes e professores chegam a caminhar dezesseis quilômetros a pé para estudar. Não há ônibus escolar, nem transporte público na cidade. A população se arrisca nos chamados “caminhões pau de arara”.

Capturar O Repórter em Ação é exibido aos domingos, às 23h15, logo após o Domingo Espetacular.

ASSISTA A MATÉRIA EXIBIDA EM 2014 AQUI!

Fonte: R7 TV