Documentário “Laranjas do Sertão” que mostra esquema de corrupção em Pilão Arcado será exibido novamente neste domingo (24)

pilaoarcadorecord

A investigação jornalística, intitulada Laranjas do Sertão, exibida em rede nacional, no dia 19 de fevereiro de 2014, em Reportagem da TV Record, onde apresentou denúncias alarmantes sobre casos de corrupção no município baiano de Pilão Arcado, será exibida novamente neste domingo, dia 24 de maio de 2015.

Baseados em dados levantados pela ONG Sertão Vivo. Os contratos da prefeitura de Pilão em nome de empresas fantasmas teriam desviado mais de R$ 20 milhões do erário municipal.

Entre os empresários laranjas estão pessoas simples como uma empregada doméstica e um empacotador de supermercados. Segundo a reportagem, a Policia Federal em Brasília, já teria uma lista com 40 pessoas envolvidas no esquema de corrupção.

Matéria do site Repórter em Ação abaixo:

Repórter em Ação desta semana traz uma investigação exclusiva, que mostra como o dinheiro público some no Brasil. Nossos repórteres encararam a difícil missão de descobrir quem são os “Laranjas do Sertão”, nome dado ao esquema de corrupção que já desviou mais de 20 milhões de reais de uma prefeitura na Bahia.

Capturar1

O dinheiro deveria ser usado em obras que nunca passaram de promessas ou saíram do papel.

Você vai conhecer a empregada doméstica e o empacotador de mercado que ficaram ricos e não sabem. Os nomes deles aparecem em contratos milionários com a prefeitura, mas são “laranjas” de um esquema comandado por políticos e empresários. Um grupo que fatura alto à custa da população.

Descubra também, quem são os “caçadores de água”. Eles passam os dias cavando a terra seca para matar a sede da população. Em muitas comunidades, moradores denunciam que são punidos com a falta da água por não votar no prefeito.

Capturar3
Prefeito de Pilão Arcado-BA

Na área do ensino, a cidade é uma das piores na avaliação do Ministério da Educação. Estudantes e professores chegam a caminhar dezesseis quilômetros a pé para estudar. Não há ônibus escolar, nem transporte público na cidade. A população se arrisca nos chamados “caminhões pau de arara”.

Capturar O Repórter em Ação é exibido aos domingos, às 23h15, logo após o Domingo Espetacular.

ASSISTA A MATÉRIA EXIBIDA EM 2014 AQUI!

Fonte: R7 TV

 

6 thoughts on “Documentário “Laranjas do Sertão” que mostra esquema de corrupção em Pilão Arcado será exibido novamente neste domingo (24)

  1. Mantendo a população na ignorância (vide as condições de ensino do município) o esquema se mantém. Prefeitura egoísta, mentirosa, hipócrita, gananciosa. morte a todos

  2. Nossa!!! fiquei muito cotente com o Senador preso, se nao fosse essas roubalheiras os mais fracos nao passava tanta nececidade.
    Acredito, que se um dia o povo brasileiro ACORDAR e DENUNCIAR esses prefeitos, vereadores, secretarios, deputados, governadores, senadores e presidentes, pode SIM ter um Brasil de todos e nao teremos mais reportagens tao desagrdaveis como essa e outras que agente CHORA de ve tanta gente sofrer e poucos usufruindo do dinheiro publico. CCCOOORRRRRRUUUPPPTTTOOOSSS.

  3. O Brasil é o país do futebol, belezas naturais, que não prioriza a sua população fornecendo educação de qualidade. Eu tenho vergonha de viver em uma terra onde exista representante do povo deste nível, semi analfabetos, hipócritas, cretinos que passa de uma forma descarada pelos direitos constitucionais da população. Não basta dizer não a corrupção, existem leis neste pais e tem que ser para todos, políticos corruptos tem que serem punidos.
    Pilão Arcado esta repleto de ladrões que não fazem questão nem de esconder de uma forma inteligente seus roubos. Vergonha e impunidade esse o nosso país sem leis, respeito pela sua população.

  4. Todo o Norte e nordeste é cheio de Polióticos Bandidos cade as autoridades promotores que não ver isso quanta criança se escola seu prefeito vc tem que ter vergonha na cara ver o seu semelhante sofre e nem doer na consciência…

  5. Revoltante, acabei de ver a reportagem na tv record. O povo sofrendo e essas pessoas ostentando com dinheiro público. Não há o mínimo de compaixão.Esses servidores públicos da prefeitura que não trabalha, é muita gente sem sensibilidade. O povo tem que se juntar e ir tirar satisfação pessoalmente na prefeitura. Tem que entrar na camara de vereadores e exigir a redução dos salários dos políticos… Eles já recebem demais desses contratos… Cadê o ministério público ?

  6. Acompanhei esta reportagem e fiquei indignado com tanta corrupção. Como podem roubar dinheiro público que poderia amenizar o problema de um povo tão sofrido? É necessário que a corrupção seja tratada como crime hediondo e inafiançável. O prefeito, vereadores e todos os envolvidos nestas licitações deveriam estar presos. Milhões estão sendo desviados, enquanto o povo não tem o mínimo de dignidade para se viver, sem água, educação, saúde, transporte, etc. O dinheiro foi mandado, mas infelizmente, políticos corruptos desviaram para seus próprios bolsos, utilizando-se da laranjas e licitações fraudadas. Onde está o Ministério Público Federal para tomar providências?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *