Jovens articulam a criação do Conselho Municipal da Juventude de S.R.Nonato

Jovens articulam a criação do Conselho Municipal da Juventude de S.R.Nonato

18 de setembro de 2015 0 Por Por Lucas Nunes

srnO que é um Conselho Municipal da Juventude?

É um grupo de pessoas que auxiliarão os gestores de cada cidade na implementação de Políticas Públicas direcionadas à Juventude.

Tem por objetivo a inserção do jovem no processo político e na elaboração das Políticas Públicas de Juventude e uma maior conscientização quanto aos problemas por eles enfrentados no dia a dia.

Qual a importância da criação do Conselho Municipal de Juventude?

Elo direto entre a Juventude e seus anseios e os poderes constituídos do município facilitador da execução dos projetos voltados para a Juventude realizados pela prefeitura, pelo Estado e União.

O Conselho Municipal da Juventude (CMDJ) será a forma direta do jovem participar da elaboração das Políticas Publicas de Juventude do seu município. Caberá ao Conselho discutir, elaborar, participar e desenvolver programas voltados ao jovem do município, trabalhando em parceria com entidades relacionadas com o tema e buscando apoio dos governos, empresas sociedade etc.

A implantação do Conselho Municipal da Juventude será um marco histórico da juventude sanraimundense. Cabe à juventude ser realmente protagonista do espaço político de hoje e das gerações futuras.

A criação desse conselho é uma revolução aqui na cidade, pois irá fiscalizar, argumentar e colocar a juventude dentro da política, pois antes não tínhamos esse acesso e nem esse conhecimento. “O conselho vem mudar isso, dando realmente a oportunidade da juventude sanraimundense ter voz”, argumentou Edmar Mota, representante do segmento religioso.

A própria criação do conselho é um passo importante aqui para a cidade de São Raimundo Nonato, pois é um espaço de interlocução entre a sociedade civil, no caso juventude organizada, e o Município, então é importante esse diálogo para que possam ser monitoradas as políticas públicas, que possa ser gerada mobilizações, semanas de juventude e diversas atividades. Desde a criação do Conselho Nacional, foi desencadeado um processo de participação em conferência. Há muita juventude organizada, há muitas formas de participar, não só a juventude estudantil, temos também a juventude religiosa, juventude da cultura e tantas outras – salienta Jhennifer Krisna.

A juventude, muitas vezes é apontada como coautora da violência, mas na realidade, é sua grande vítima.

A prática democrática deve ser sempre incentivada. Avante, Juventude Sanraimundense!

Fonte: Portal SRN