Dom José Geraldo da Cruz anuncia seu substituto na Diocese de Juazeiro

Dom José Geraldo da Cruz anuncia seu substituto na Diocese de Juazeiro

17 de fevereiro de 2016 0 Por Por Lucas Nunes

Pelo menos até agosto Dom José Geraldo da Cruz permanecerá Bispo da Diocese de Juazeiro que tem abrangência em mais nove municípios do Norte da Bahia. O anúncio do seu substituto aconteceu na manhã desta quarta-feira (17), em coletiva de imprensa concedida na Casa Paroquial da Catedral Santuário – Auditório Papa Francisco.

Antes de responder aos questionamentos dos repórteres presentes Dom José Geraldo leu conteúdo do texto encaminhado aos padres e fiéis da Diocese local. Confira:

carta

Dom José Geraldo explicou que o Bispo Coadjuntor da Diocese de Juazeiro Reverendo Frei Carlos Alberto Breis Pereira, não foi sua sugestão, e completa este ano 51 anos, tendo toda uma vida religiosa dedicada ao povo nordestino. Antes da sua apresentação entre agosto e setembro, Dom José acredita que pode receber a visita do novo bispo.

Há treze anos à frente da Diocese Dom José explicou que o Direito Canônico prevê que ao completar 75 anos, no dia do aniversário, o Bispo entrega a carta de demissão. “Isso deve acontecer em agosto, mas como acertado com o novo bispo nós vamos juntos trabalhar essa substituição. Quem sabe até participando da organização da festa da padroeira Nossa Senhora das Grotas, este ano” pontuou Dom José.

Num outro momento, o representante maior da Diocese informou que o Palácio do Bispo que vai abrigar o novo mandatário está sendo construído na cidade e que após a sua demissão vai fixar residência em Juazeiro. “Aprendi a amar esta terra e é aqui que vou morar e ser sepultado” declarou com brilho nos olhos o já saudoso Bispo Diocesano.

Dom José findou destacando que o seu maior legado, além da unidade que pregou junto à todos que constituem a Diocese, foi a regularização fundiária que está sendo implementada na cidade. “Nós não tínhamos moral nenhuma quando chegávamos nos cartórios reivindicando o que é de direito e patrimônio da igreja. Pelo contrário, servíamos de chacota e isso hoje mudou graças ao trabalho sério que implementamos desde que chegamos aqui há exatos treze anos”.

frei carlos

Frei Carlos Alberto Breis Pereira (Frei Beto), atualmente Vigário Paroquial da Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Salgadinho, Convento São Francisco, em Olinda-PE.

Fonte: Geraldo José