Zó cumpre agenda em Pilão Arcado e ao lado do diretor da CAR anuncia Unidade de Beneficiamento de Pescado

Zó cumpre agenda em Pilão Arcado e ao lado do diretor da CAR anuncia Unidade de Beneficiamento de Pescado

8 de julho de 2016 0 Por Por Lucas Nunes

Acompanhado do diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias e de lideranças regionais, o deputado estadual Zó (PCdoB) esteve nesta quinta-feira (7)  nas comunidades de Brejo de Zacarias e Passagem, ambas pertencentes a Pilão Arcado.

O objetivo da visita foi dar continuidade a implantação do programa Pró Semiárido, ação do governo do estado que visa  fomentar atividades rurais possibilitando a geração de economia e renda.

O Brejo de Zacarias, primeira comunidade visitada, tem aproximadamente quatro mil habitantes que vivem da produção dos derivados da cana como a cachaça por exemplo.  De acordo com o presidente da CAR, Wilson Dias, que agora  teve a oportunidade de  conhecer de perto a realidade  das pessoas, é grande o potencial de produção e comercialização.

“Minha vinda aqui foi um convite do deputado Zó e um pedido do governador Rui Costa, para que viéssemos ver de perto o trabalho feito pelos produtores de cachaça. É uma região bastante atrativa e com grandes  possibilidades de desenvolvimento. Tenho certeza que vamos conseguir realizar um  trabalho bem feito, principalmente com as parcerias que estão  sendo formadas”,  pontuou Wilson.

De acordo com  Zó, é grande a alegria de poder colaborar para a implantação de um projeto assim. “Como sempre venho ressaltando, a comunidade tem um grande potencial para fabricar cachaça e outros produtos derivados da cana-de-açúcar, porém, ainda de forma muito artesanal o que encarece a venda. Por meio desse programa vamos estimular os moradores e mostrar que é possível aumentar a renda e melhorar a vida de todos”, afirmou o deputado.

No mês de agosto ficou agendada uma visita dos produtores do Brejo do Zacarias  ao município de Abaíra, Chapada Diamantina. “Será uma forma de conhecerem  outras experiências e o trabalho da CAR, com toda a parte técnica, que desenvolvemos com a comunidade. A visita já faz parte do nosso programa”, ressaltou Wilson Dias.

Já na comunidade de Passagem, conhecida como o maior desembargue de pescado da região, foi anunciada a liberação de R$ 300 mil reais para começar o estudo da implantação da Unidade de Beneficiamento de Peixe. Com a instalação da unidade de beneficiamento, a comunidade poderá comercializar o pescado com melhores condições de higiene e com mais qualidade,  prolongando assim, a vida útil do produto.  Além de técnicas de filetagem e embalagem do pescado, a unidade também ganhará uma fábrica de gelo, já que a legislação exige o uso do frio como recurso mínimo para a venda do produto.

Para o presidente da colônia dos pescadores Z-49, Ademilson Teixeira, a unidade agregará valor ao produto. “Temos mais de dois mil sócios  e isso trará mais emprego e qualidade aos nossos pescados.  Agradecemos o compromisso e o empenho  de Zó  para que isso fosse possível. Ele sempre se preocupou com o desenvolvimento de Pilão Arcado e é sempre bom poder contar com pessoas comprometidas”, concluiu.

De acordo com Zó, por muito tempo a cidade ficou esquecida  sem nenhuma estrutura para crescimento. “São ações como essa que nos legitimam a apresentar projetos novos que tenham compromisso com a população. Sabemos das demandas e vamos continuar lutando por melhorias”, ressaltou.

Asscom Zò