
Prefeitura emite nota sobre concurso público
Neste fim de ano fora constatado que 75% dos municípios baianos excederam os gastos recomendados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) com folha de pagamento, segundo dados da União dos Municípios da Bahia (UPB). A LRF determina que o limite máximo para gasto com pessoal seja de 54% da receita corrente líquida. Em Campo Alegre de Lourdes, a diminuição dos repasses do governo federal e os descontos realizados referentes a pagamento de precatórios contribuíram para uma nova proporção entre receita e despesa e a consequente extrapolação do índice, que chegou a alcançar 63% referente ao acumulado de janeiro a outubro.
Trata-se, pois, de um problema estadual que atinge mais severamente as cidades que possuem a prefeitura municipal como maior empregadora. Nesse sentido, com vistas à resolução do problema, o prefeito Enilson Marcelo publicou decreto de exoneração dos contratos temporários em 12 de novembro. A medida tem sido amplamente utilizada entre os gestores baianos na tentativa de manter o índice dentro dos limites legais.
Embora o decreto de exoneração tenha atingido todos os contratos temporários do município, o gestor esclarece que em tempo hábil convocará o secretariado para definir a contratação imediata daqueles que exercem atividades essenciais ao município, contratações estas avalizadas pela Procuradoria do Ministério Público do Trabalho e pelo Ministério Público Estadual.
Partindo da compreensão de que os contratos temporários são instrumentos excepcionais, que possibilitam o desenvolvimento de atividades básicas da máquina estatal quando não for viável a execução de concurso público e, em consonância com Termo de Ajuste de Conduta firmado com o Ministério Público Estadual da Comarca de Remanso, o prefeito municipal anuncia a iminência de concurso público para provimento de vagas no quadro do município.
Nesta sexta-feira (23) a lei que regulamenta a instituição dos cargos e suas respectivas atribuições foi aprovada pela Câmara de Vereadores. Até o momento presente não havia instrumento legal normatizando o assunto. A expectativa é de que na segunda-feira (26) seja lançado edital para seleção da empresa realizadora do certame, que contará com os seguintes número de vagas e cargos distribuídos nas respectivas secretarias:
Saúde
15 Técnicos em Enfermagem
01 Fonoaudiólogo
01 Médico Veterinário
01 Farmacêutico Bioquímico
01 Biomédico
08 Enfermeiros
03 Odontólogos
01 Assistente Social
02 Nutricionistas
02 Educadores Físicos
02 Fisioterapeutas
08 Agentes de Endemias
02 Digitadores
03 Recepcionistas
04 Auxiliares de Saúde Bucal
02 Técnicos em Vigilância Sanitária
01 Psicólogo
Educação
30 Professores Nível Especial
50 Professores Nível I
09 Agentes de Orientação Escolar
Assistência Social
04 Recepcionistas
03 Assistentes Sociais
02 Digitadores
Administração
01 Arquiteto
01 Engenheiro Civil
04 Recepcionistas
04 Motoristas
06 Agentes Administrativos
02 Pedreiros
05 Digitadores
01 Eletricista
01 Agente de Arrecadação
02 Assessores Jurídicos
01 Médico Veterinário
Secretaria de Agricultura
02 Técnicos Agrícolas
Ascom Prefeitura